quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Regras de vestuário

Talvez não seja impossível ficar sem comprar absolutamente nada no período de um ano. Mas como a minha experiência tem mais a ver com o que eu estou chamando de cultura da substituição (que uma hora eu vou explicar para vocês melhor do que se trata) do que com uma necessidade de recuperar conta bancária ou hábitos de consumo, algumas coisas vão ficar de fora da proibição.

"Nossa, mas aí não vale!"

Para o meu propósito, vou dizer que vale sim. O que eu coloco na exceção, na lista do que pode ser comprado, se enquadra mais na necessidade do que no ímpeto. E as primeiras regras, é claro, são as de vestuário.

NÃO PODEREI COMPRAR
- qualquer peça de roupa, seja de sair, de dormir, de malhar ou de ir à praia.
- qualquer sapato, tênis ou chinelo.
- qualquer bijuteria, relógio, jóia, óculos (mesmo de grau) e acessórios como cintos, lenços e bolsas.
- tecidos. 

PODEREI COMPRAR
- 6 calcinhas novas. Porque calcinha estraga, né? A ponto de ir pro lixo. 6 acho que tá bom. E 6 porque onde compro são vendidas de 3 em 3!
- 1 sutiã. Porque também estraga. Talvez os que tenho aguentem bem a jornada, então só vou comprar se realmente houver necessidade.
- 1 sapatilha preta. É quase que o item básico da pessoa que tem que trabalhar arrumada e anda a pé. Muito. Anda muito. E a minha já tem 2 anos ou mais e está com a sola descolando, já era pra ter sido substituída!
- Meia calça. Só as finas, que estragam. Decoradas, xadrezes, essas não posso. Mas também é uma coisa que só vou comprar se houver necessidade mesmo porque não curto muito meia calça.
- Qualquer coisa em caráter emergencial se eu estiver viajando. Sim, porque já precisei correr para comprar roupa de frio num verão em Curitiba.

"Nossa, aí parece fácil!"

Não, não é fácil. Não poderei comprar um biquini novo no verão, por exemplo. E eu já estou rezando para que pelo menos um ainda esteja inteiro para eu ir à praia.

E nesse item das roupas tem um outro ponto também, que faz parte da empreitada! Esse item sim irá apaziguar um pouco os meus ímpetos de consumo!

Talvez você não saiba, mas eu sei costurar. Fiz aula de corte e costura um ano e meio, mais ou menos. E durante este tempo eu adquiri muitos cortes de tecido que não viraram roupas porque eu não tenho tempo pra costurar. E é muita coisa, que está guardada há uns 2 anos num baú. Então nesse um ano que vou ficar sem comprar eu vou me comprometer a levar TODOS os tecidos para uma costureira fazer as minhas roupas, já que não tenho tempo. Aí eu vou mostrando aqui o que for sendo feito!

É, acho que a parte da roupa agora sim ficou fácil. Mas só de pensar em resistir a sapatos, brincos, pulseiras, lenços... acho que o pior é isso!

Fora as regras de permissão e proibição, eu devo usar tudo o que tenho no armário. O que eu não usar, tem que ser doado. 

4 comentários:

  1. Já estou nesta onda de comprar o estritamente necessário há um bom tempo, anos, diria.

    ResponderExcluir
  2. O que faz muito bem. Eu compro coisas além do necessário, mas evito comprar coisas que vou acabar não usando. Nessa, eu poderia continuar viver do jeito que eu vivo, mas eu quero saber como é comprar só mesmo o necessário estando proibida de comprar outras coisas. Vamos ver!

    ResponderExcluir
  3. Se vc surtar muito, não tem regra de não poder pegar emprestado né? Minha caixinha de bijous está às ordens pros momentos de medo-pânico-terror. ;)

    ResponderExcluir