segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Regras sobre extras

Extra 1 - Viagens.

Posso viajar. Pro exterior, inclusive. Viajar é uma mistura de planejamento com oportunidade e se houver oportunidade com dinheiro na conta, pé na estrada!

- Em viagens para o exterior eu posso comprar o que eu quiser, dentro de uma cota de 700 dólares (EUA e América do Sul/Central) ou 800 euros (Europa), mas maquiagem e afins estão proibidos, perfume fica restrito a um, por causa do preço e livros, dois. É uma cota pra lá de folgada considerando a minha absoluta certeza de que já tenho tudo que eu preciso.

- Em viagens pelo Brasil, eu posso trazer UMA lembrança de viagem do local onde eu fui. Não vale comprar uma camiseta na C&A de Brasília ou um livro na livraria Cultura em São Paulo. É souvenir mesmo!


Extra 2 - Presentes

Posso receber presentes que estejam ou não na lista dos proibidões, afinal, não se recusa presente! E se eu ganhar algo da lista das exceções, a sapatilha preta, por exemplo, não posso usar mais a exceção.

Se eu ganhar $ de presente, o que quase não rola mais, posso comprar o que eu quiser.

Posso dar presentes. Mas apenas em ocasiões especiais. Datas comemorativas, aniversários, presentes de agradecimento, nascimento de bebês, casamentos etc.


Extra 3 - Reformas

Posso pintar e reformar o apartamento. Só que é uma decisão que deverá ser tomada com meus pais, que são os donos. E eu arcaria com parte delas. Quem sabe depois desse ano me sobre dinheiro economizado das compras para fazer essa reforma?

4 comentários:

  1. ai, eu comentei domingo, mas acho que o comentário não entrou... putz, motivação TOTAL aqui, viu? tô inspirada pra começar a gastar menos com bobagem (escritório perto de farmácia = dois esmaltes por semana... vergonha!)
    Beijo, guria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lou, a intenção desse blog sempre foi só a de relato mesmo. Nunca pensei em "olha o quanto vc gasta sem precisar". Mas é tão legal ver que tanta gente tá repensando os hábitos depois de ler isso aqui, você não tem ideia.

      Bem, tá cedo ainda, não tem nem um mês, e eu já comprei 2 ebooks didáticos pq preciso atualizar minhas aulas, e isso sossega a compulsão, rs, mas... vamos acompanhar! Beijo!

      Excluir
  2. Você tem e-reader? Se não, posso fazer uma sugestão (que, certamente, vai mudar sua vida para melhor sem mexer no orçamento E no planejamento deste blog?): e se em vez de comprar 2 livros por viagem, tu comprar um Kindle e depois baixar os livros pela internet (p.ex.: projeto gutenberg e tantos outros)? Assim tu não precisa fazer restrições em "adquirir" livros novos. Fiz isso recentemente e adorei (e confesso que agora leio até 3x mais do que já lia antes). Vamos conversar mais sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei um iPad mini. Me apaixonei pelo bichinho quando coloquei a mão nele! Confesso que nem vi coisas interessantes pra comprar ainda, a não ser dois livros de Direito, que eram meio que urgência e já comprei.

      Ainda estou me habituando a ler no tablet e estou indo bem. Talvez eu compre um e-reader no futuro por causa do conforto da tela. Agora, o problema são os livros de figuras, hehehe... livros de arte, de fotografias, esses não tem jeito!

      Excluir