segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mala de neve

Pela primeira vez viajamos para um inverno de verdade. Eu realmente estava muito receosa com o frio, mas no final acho que me saí bem. Mas quem viaja para encarar temperaturas negativas pela primeira vez sempre fica cheio de dúvidas na cabeça. E pesquisando em blogs, a principal dica era: compre roupas no destino.

Olha, eu não fiz isso, exceto pelo calçado, mas se você já tem as manhas de comprar no exterior, ou vai encontrar com algum amigo no seu local de viagem, é uma opção. Nos EUA deve ser vantajoso, na Europa, não vi muita vantagem em termos de preço não. Como eu não queria perder tempo procurando roupa em vez de ir passear, preferi comprar aqui. Então deixo dicas para quem estiver interessado:

1) Comprei roupas numa loja de esportes. Gastei cerca de 600 reais, mas já tinha um casaco impermeável e bem quente, comprado no Paraguai (!) e que cumpriu sua função brilhantemente!

2) Levei coisa demais. Os agasalhos em fleece, aquele tecido esponjinha de roupas de bebê, são super quentinhos mas ocupam muito espaço na mala. Levei 3, 1 já estava bom.

Acho que para 15 dias, a seguinte lista está de bom tamanho:

- 1 fleece.
- 4 blusas térmicas finas
- 3 meias calças grossas aflaneladas ou calças térmicas.
- 5 blusas tipo segunda pele (não levei, mas usei uma da minha irmã. Protege de suor a roupa que estiver por cima. E, acredite, vc quase não sua).
- calcinhas e meias para todos os dias, para não ter preocupação em lavar. Meias de algodão finas são melhores. Meias de lã, opte por finas também.
- um casaco impermeável e quente, que vá até o meio da coxa.
- duas calças de cintura alta.
- um cachecol bem grande e que dê várias voltas, como se fosse um pneu em volta do pescoço. Protege o rosto do vento frio.
- um gorro ou boina de lã de trama bem fechada.
- um tênis com pouca respiração e sola totalmente fechada. Botas de caminhada são boa opção, porém pesam.
- um par de luvas grossas.

3) na lista acima tem o básico. Levei mais coisa que até usei, mas 100% dispensáveis. Uma coisa que levei e curti foi uma saia. Tem dia que a calça cansa. Usei a saia 3 vezes, com 2 meias grossas. Depois comprei um vestido de lã, que também usei 2 vezes. Uma blusa de lã legal, para sair, também é uma boa.

4) como fomos para casa de amigos na primeira parada, tive alguém para me levar para uma sapataria boa e comprei uma bota de cano baixo e forrada de lã, que custou 50 euros. Botas de sola fina do Brasil não dão conta do frio, deixe-as em casa. Se no seu destino procurar uma sapataria for um estorvo, compre uma bota numa loja de esportes que seja resistente à neve.

5) fleece não funciona com casaco forrado de pelo. Comprei mais um casaco na viagem (pois moro em lugar frio e uso mesmo), forrado de pelinhos, e o fleece agarra no forro, deixando o corpo meio preso.

E acredite, o que eu listei aí, dá conta de uma sensação térmica de até -5º e neve.

Com essa lista vai sobrar espaço na mala para você trazer lembranças da viagem sem pagar sobrepeso.

PS: a não ser que você seja mochileiro, evite a Easyjet. Eu acho que é a companhia mais barata da Europa, mas a restrição de bagagem deles é absurda. 20kg pra mala e uma mala de mão. UMA. Isso não inclui uma malinha e uma mochila, por exemplo. No máximo uma bolsinha tiracolo dessas que cabem dentro do casaco. São chatíssimos e tratam muito mal os clientes. Embarquei com eles em Berlim e nem parecia que eu estava na gentil Alemanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário