sexta-feira, 27 de março de 2015

Arrumação para bagunceiros

Dia destes a Danieli (@choracuica) reclamou que sentia falta de dicas de organização para pessoas bagunceiras e não para pessoas organizadas. Achei graça, ela tem razão! Todas as dicas realmente boas de organização só funcionam para quem é organizado. Bagunceiros não conseguem cumpri-las! Daí fiquei pensando cá com as minhas bagunças e manias se eu não teria alguma coisa de útil para dizer aos desorganizados. Vou tentar.

1) Livre-se de coisas. Que não usa, que não vai usar. Doe aquele shampoo que não gostou, aquela base que ficou escura, aquele sapato que aperta, capinha de celular que já substituiu, marcadores de livros. Aquela caixa de bijuteria cafona que sua vizinha te deu, aquela bolsa que você enjoou e não aguenta mais usar. Doe bichinhos de pelúcia. Você não precisa de mais de 2 chinelos. Jogue fora canetas que emperram ao escrever, cartões de pessoas para quem você nunca vai ligar, carregadores de celulares, fios e cabos obsoletos. Se livre, ou nem traga para casa, as lembranças de festas, guardanapos e brindes inúteis.

2) Separe os casacos das outras roupas dentro do armário. Não volte roupa usada para dentro do armário, exceto os casacos pesados. Separe um lugar fora do armário para coisas que podem ser usadas mais uma vez. De preferência um cabide. Nunca a cadeira que você deveria utilizar para trabalhar ou estudar. Elas deverão ser repetidas em no máximo 15 dias. Depois desse prazo, devem ser lavadas e voltar para o armário.

3) Não durma com roupas em cima da cama. Limpas, volte para o armário. Sujas, ponha para lavar.

4) Separe um canto para os sapatos e sempre volte-os para este canto. Nada de tênis na sala se o lugar dele é na área de serviço ou no quarto. Uma vez por semana arrume os que estiverem fora em seu devido lugar.

5) Evite guardar coisas debaixo da cama.

6) Tenha ao lado da cama  uma caixinha  para por o brinco que esqueceu de tirar antes de deitar e uma cestinha com os produtos que usa - creme de mãos, hidratante, lip balm - e não os tire dali.

7) Concentre a bagunça do trabalho num só lugar. Se alguma coisa for perdida, você não ficará tão perdido procurando. Jogue fora imediatamente todo papel que não serve mais.

8) Separe uma pasta para contas e uma para documentos (contracheques, passaporte, certidões). Só se preocupe em enfiar o papel na pasta. Aí arrume-as uma vez por ano.

9) Uma vez por semana, recolha os livros que você não está lendo e volte-os para a estante.

10) Não queira arrumar a bagunça toda de uma vez, muito menos no final do ano, na véspera do Natal. A chance de você desanimar e largar para lá é enorme. Faça isso nas férias, depois de viajar e ver que você sobreviveu só com as roupas da mala. Mas nunca abra mão de manter todos os espaços bagunçados limpos.

11) Se você tiver carro, não faça dele seu armário, estante ou lixeira. Recolha os papéis e garrafas de plástico pelo menos uma vez por semana.



Um comentário: