quinta-feira, 28 de maio de 2015

Desapego: 7, 8, 9

#7 Arrume e separe por categoria

Comece por sapatos e bolsas. Geralmente existem em número menor do que as roupas e ocupam muito espaço. Depois passe para o armário.

Tirar tudo de dentro do armário é uma opção perigosa. Sempre que eu faço isso me dá uma preguiça infinita de terminar. Então eu abro o armário, observo as divisões e as coisas que pertencem, ou deveriam pertencer, a um mesmo grupo nestas divisões.

Começo pelas roupas penduradas em cabides. Deixando cabides livres, você poderá pendurar neles coisas que antes estavam em gavetas. Passo para as prateleiras onde estão as roupas, dobrando as peças do mesmo tamanho. Então passo para as gavetas e arrumo de modo a visualizar o máximo possível de peças guardadas nela.

Deixo os acessórios por último. Às vezes você tem um colar que só combinava com uma blusa que foi para o descarte, aí vê que ele pode ser descartado também.

Para cada setor, siga essa ordem: tire tudo do local e ponha sobre a cama, ou uma mesa, limpe o local, separe o que será descartado, retorne as peças mantidas para o armário, arrumando-as. E mais: geralmente eu arrumo cada parte do armário num dia. Mas pra fazer limpeza, é melhor arrumar tudo num dia só. 


#8 Doe também roupas de cama, mesa e banho, cobertores e edredons. Ganhou um conjunto de toalhas novas? Doe o que estiver mais velho. Essas coisas ocupam espaço. Ter três toalhas e três jogos lençóis para cada habitante da casa e mais duas toalhas extras e um jogo de lençol, para visitas ou imprevistos, é o suficiente.


#9 Moda existe sim


Tem coisas na moda, coisas fora de moda e coisas atemporais. E tem o estilo próprio de cada um. Meu namorado não usa camisa pólo, eu não gosto de trabalhar de calça jeans. O estilo é você. A moda é o mercado. Usar uma roupa fora de moda, ou seja, muito diferente do que o mercado anda colocando à disposição para a compra, pode ser divertidíssimo se você é uma pessoa irreverente e não depende da imagem pessoal para sobreviver. Mas, se você depende, e que é o caso de quase todo mundo, o melhor é pegar da moda aquilo que casa com seu estilo pessoal e ser feliz. Portanto, se você tem uma peça dentro do armário que você considera estar fora de moda e se sente desconfortável porque não combina com você, tchau peça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário